Pular para o conteúdo principal

Você quer PAGAR menos ou RESTITUIR MAIS Imposto de Renda (IRPF) em 2013?


Caras/os Leitoras/es,
Você ainda tem uma chance para pagar menos ou restituir mais IRPF na declaração de ajuste anual 2013 – ano calendário/base 2012, é por meio de novos depósitos emprevidência complementar privada até 28/12/2012 (último dia bancário do ano).
ATENÇÃO: esta opção somente é válida para quem efetua sua declaração de IRPF nomodelo completo. Caso você opte pelo desconto de 20% (padrão), modelo simplificado, é vedado outras deduções.
Outra observação, é que tal dedução é permitida somente para depósitos nos planos da modalidade PGBL (Programa Gerador de Benefício Livre). Os depósitos nos planos VGBL(Vida Gerador de Benefício Livre) não são dedutíveis, pois não são considerados planos de aposentadoria.
Para clarificar, veja a tabela abaixo: 

Contribuinte 1
Contribuinte 2
Rendimentos no ano de 2012
40.000 (A)
40.000 (A)
IR retido na fonte
  6.000 (C)
  6.000 (C)
Deduções (educação, médicos, etc.)
  8.000 (B)
  8.000 (B)
Depósitos em planos de Previdência Complementar
              0
   4.000 *
Base de Cálculo
 32.000 (A–B)
28.000(A–B) – 4.000
28.000 é: 40.000 – 8.000 (deduções) = 32.000 – 4.000 (previdência).
Alíquota hipotética (20% sobre A-B)
   6.400 (D)
  5.600 (D)
Imposto a pagar/restituir
  -400 (C–D)  PAGAR
     400 (C–D) RESTITUIR
  • Segundo a Receita Federal, o limite para dedução na Declaração de Ajuste Anual das contribuições efetuadas a entidades de previdência privada: A dedução relativa às contribuições para entidades de previdência privada, somadas às contribuições para o Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi), destinadas a custear benefícios complementares, assemelhados aos da previdência oficial, cujo ônus tenha sido do participante, em beneficio deste ou de seu dependente, fica limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinação da base de cálculo do imposto sobre a renda devido na declaração.(http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2012/perguntao/assuntos/deducoes-previdencia.htm)
     
Veja, utilizando este limite de 12% sobre os rendimentos de 2012 da tabela acima, seriadeR$ 40.000,00 x 12% = R$ 4.800,00.
No exemplo acima, bastante simplificado por questões didáticas, o   Contribuinte 1 quenão efetuou depósito em previdência complementar teria um imposto a pagar de R$ 400,00 (além do imposto retido na fonte durante o ano de 2012). No caso do Contribuinte 2,além de não ter imposto a pagar, ele RESTITUIRIA R$ 400,00, em função do depósito que efetuou em previdência complementar no valor de R$ 4.000,00. Portanto, a diferença entre os dois contribuintes é de R$ 800,00 (R$ 6.400,00 – R$ 5.600,00).
Importante lembrar que previdência complementar deve ser encarada como umaaposentadoria (longo prazo), inclusive, há carência para saques dos valores depositados e pode haver cobranças de taxas, caso haja saques antes de determinado período (não é padrão entre os Bancos), além de retenção de imposto de renda.
A Receita Federal veda prática de depositar em um ano para utilizar o benefício fiscal e no ano seguinte retirar os recursos, com o propósito de efetuar novos depósitos e novamente ter o benefício fiscal.
Esta estratégia é bastante interessante, pois além de poupar recursos para umaaposentadoria melhor no futuro (no caso de depósitos em previdência complementar), hátambém, o benefício fiscal.
Na tabela acima o depósito de R$ 4.000,00 renderá juros e tem-se também, um benefício fiscal adicional de R$ 800,00.
Se você seguir tal estratégia durante 20 anos com certeza terá retorno financeiroconsiderável!
É  fazer uma prévia de seus rendimentos e verificar se você enquadra-se no exemplo databela acima. 
O ÚLTIMO DIA PARA UTILIZAR ESTE RECURSO É 28/12/2012 

Fonte:http://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/voce-quer-pagar-menos-ou-restituir-mais-imposto-de/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IRPF – Isenção sobre Indenizações por Danos Morais

A  Solução de Consulta 7/2013 , da 1ª Região Fiscal, ratifica o entendimento de que o conteúdo expresso no Ato Declaratório PGFN 9/2011, bem como aquele constante no Parecer PGFN/CRJ 2.123/2011, permite ter-se configurada a não incidência de IR sobre a indenização recebida a título de dano moral por pessoa física. O Ato Declaratório PGFN 9/2011, autorizou a dispensa, por parte da Fazenda Nacional, de apresentação de contestação, de interposição de recursos e a desistência dos já interpostos nas ações judiciais que discutam a incidência de Imposto de Renda sobre a verba percebida a título de dano moral por pessoa física. Ou seja, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) já assumiu a isenção de IRPF sobre as referidas verbas. http://guiatributario.wordpress.com/2013/02/13/irpf-isencao-sobre-indenizacoes-por-danos-morais/

Demonstrativo de Apuração de Ganhos em Renda Variável: quem deve utilizar?

Quando o assunto envolve investimentos e imposto de renda, muitas dúvidas aparecem, principalmente com relação aos investimentos em renda variável, que possuem um demonstrativo específico na Declaração de Ajuste Anual. Quem está obrigado a preencher este demonstrativo? Existe alguma dispensa? Obrigatoriedade De acordo com a Receita Federal, este demonstrativo deve ser preenchido pelo contribuinte pessoa física, residente no Brasil, que durante o ano-calendário de 2010 efetuou: 1 - alienação de ações no mercado à vista em bolsa de valores; 2 - alienação de ouro, ativo financeiro, no mercado disponível ou à vista em bolsa de mercadorias e de futuros ou diretamente nas instituições financeiras; 3 - operações nos mercados a termo, de opções e futuro, realizadas em bolsa de valores, de mercadorias e de futuros, com qualquer ativo; 4 - operações realizadas em mercados de liquidação futura, fora de bolsa, inclusive com opções flexíveis. Dispe...

Receita libera lote de restituições do IR desde 2008

A Receita Federal libera nesta terça-feira a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 da malha fina. A consulta estará disponível no  site  da Receita, a partir das 9h. Serão liberadas também declarações dos exercícios de 2011, 2010, 2009 e 2008. O dinheiro será depositado no banco no dia 15 de janeiro de 2013. Para o exercício de 2012, serão creditadas restituições a um total de 79.484 contribuintes, com correção de 6%. Do exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 11.513 contribuintes, com correção de 16,75 %. De 2010, serão 6.781 restituições, com correção de 26,9% e de 2009, o número chega a 4.613 , corrigidas em 35,36%. Do exercício de 2008, serão creditadas restituições para um total de 4.703 contribuintes, com correção de 47,43%. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, 146. Outra alternativa para as pessoas ...