Pular para o conteúdo principal

Senadores devem prestar contas sobre ajuda de custo, diz Sarney

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), falou nesta sexta-feira sobre a notificação da Receita Federal para que senadores e ex-senadores recolham o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) sobre ajuda de custo recebida no período entre 2007 e 2011. De acordo com Sarney, os parlamentares terão de prestar contas individualmente, como pessoas físicas. As informações são da Agência Senado.
"Cada senador notificado deve seguir a tramitação que os processos tributários exigem. Ele tem que ir à Receita Federal. Tem que explicar por que não foi descontado pelo Senado, mas tem que fazer sua defesa pessoal. O assunto saiu do âmbito do Senado para ser um problema pessoal de cada contribuinte", explicou o parlamentar.
Todos os senadores que ocuparam uma vaga na Casa entre 2007 e 2011 terão que apresentar contracheques mensais e comprovantes de rendimentos anuais referentes ao período. Sarney informou que já acionou seu advogado para acertar as contas com a Receita.
"Recebi a intimação como cidadão comum, compareci à Receita, e mandei proceder da maneira que os processos tributários exigem", assinalou. Segundo ele, a intimação é fruto de uma mudança de entendimento em relação à ajuda de custo de caráter indenizatório, também conhecida como 14º e 15º salários. O pagamento é feito a deputados e senadores como auxílio às mudanças dos parlamentares de seus Estados para o Distrito Federal.
Os 14º e 15º salários não foram tributados porque algumas normas definem esses recursos como de natureza indenizatória. Entretanto, a Receita entendeu que os recursos têm caráter remuneratório, sendo necessária a aplicação do desconto de 27,5% referente ao Imposto de Renda.
Em maio, o Senado aprovou o fim da ajuda de custo paga aos parlamentares federais no início e no fim do ano. A proposta determina que os chamados 14º e 15º salários sejam concedidos apenas no início e no fim de cada mandato. A matéria aguarda votação, na Comissão De Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, onde o relator, deputado Afonso Florence (PT-BA) apresentou parecer pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária.


Fonte: Terra http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6069933-EI7896,00-Senadores+devem+prestar+contas+sobre+ajuda+de+custo+diz+Sarney.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chá de Casca de Laranja

 

IRPF – Base Tributável no Transporte de Cargas será Reduzida para 10%

O artigo 18 da  Medida Provisória 582/2012  está alterando o inciso I, do artigo 9º da Lei 7.713/1988, de forma a reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda, no caso de rendimentos auferidos por pessoa física, para 10% (dez por cento) do rendimento bruto decorrente do transporte de carga. A referida alteração vigorará a partir de 01.01.2013.

Liam Payne - cai do terceiro andar de um hotel na Argentina

  Conforme informações apresentadas pelo jornal latino “Clarín”, o relatório inicial indica que o artista sofreu múltiplos traumatismos, resultando em “hemorragias internas e externas”. Os exames foram conduzidos na noite de quarta-feira e os resultados encaminhados ao Ministério Público da Argentina. Vale lembrar que o cantor, compositor e guitarrista britânico estava hospedado no hotel Casa Sur Palermo. Segundo a imprensa local, a Polícia Municipal foi chamada ao estabelecimento na tarde de quarta-feira após um telefonema para o número de emergência relatar “um homem agressivo, possivelmente sob o efeito de drogas ou álcool.” O corpo do artista foi encontrado no pátio interno do hotel, após uma queda de uma varanda no terceiro andar, de uma altura de aproximadamente 13 a 14 metros. Alberto Crescenti, diretor do serviço de emergência médica de Buenos Aires, afirmou que Liam Payne “apresentava ferimentos incompatíveis com a vida”, e as tentativas de reanimação não tiveram sucesso. ...